Igreja Católica elege novo papa; fumaça branca anuncia fim do conclave no Vaticano


A Igreja Católica tem um novo líder. A tradicional fumaça branca que saiu pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), confirmou que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso e elegeram o sucessor de Francisco. Até o momento da última atualização desta reportagem, o nome do cardeal escolhido ainda não havia sido divulgado oficialmente, mas o anúncio do tradicional "Habemus Papam" estava previsto para acontecer ainda hoje.

Seguindo o padrão dos conclaves anteriores — em 2005 e 2013 — a escolha do novo pontífice também foi feita no segundo dia de votações. Apesar da previsão de que o processo pudesse se estender devido ao número de votantes, que chegou a 133 cardeais (maior que os 117 do conclave anterior), o consenso foi alcançado de forma relativamente rápida.Antes do resultado final, os cardeais já haviam sinalizado impasses com a fumaça preta lançada pela chaminé tanto na rodada de quarta-feira (7) quanto na manhã desta quinta. A eleição marca o encerramento do período conhecido como Sede Vacante, que representa o intervalo entre a morte de um papa e a nomeação do novo líder da Igreja.

A sucessão foi necessária após a morte do Papa Francisco, que faleceu há 17 dias em decorrência de um AVC e de insuficiência cardíaca. Ele estava em sua residência no Vaticano e vinha enfrentando uma saúde fragilizada, após ter ficado cinco semanas internado por causa de uma pneumonia. Em seus 12 anos de papado, Francisco ficou marcado por reformas significativas e por buscar uma Igreja mais próxima dos fiéis — um esforço reconhecido por muitos, especialmente diante do número de católicos que tem diminuído globalmente, apesar ainda representar mais de 1,3 bilhão de pessoas.A escolha do novo papa poderá indicar se o Vaticano pretende manter a direção tomada por Francisco ou se optará por novas orientações. A expectativa agora gira em torno do perfil do novo pontífice e dos caminhos que ele pretende seguir para o futuro da Igreja.

Multidão acompanha anúncio

Milhares de pessoas se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, para acompanhar cada etapa do conclave. Durante os momentos cruciais das votações, principalmente nos horários em que se esperava a emissão da fumaça, o público chegou a cerca de 45 mil pessoas, conforme estimativas do próprio Vaticano.O clima era de expectativa e reverência. O silêncio tomava conta do local entrecortado por aplausos espontâneos e a constante visão de celulares erguidos em direção à chaminé. A presença massiva de fiéis e turistas demonstrou que, apesar dos desafios contemporâneos, a Igreja Católica ainda mantém forte relevância e interesse mundial.

Postagem Anterior Próxima Postagem