O Rio Grande do Sul enfrenta, a partir desta quinta-feira (8), condições meteorológicas que elevam o risco de temporais e chuva intensa em diversas regiões do estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo deve permanecer instável também na sexta-feira (9), com possibilidade de acumulados expressivos de precipitação em curto período, além de fenômenos como descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.
Uma frente quente se forma logo nas primeiras horas da manhã, provocando instabilidades especialmente nas regiões Oeste, Centro, Sul e Leste do território gaúcho. Ao longo do dia, esse sistema avança pressionado por correntes de ar quente e seco vindas do Norte, o que pode intensificar a chuva nessas áreas, principalmente da tarde para a noite.
A previsão indica alto risco de chuva volumosa e intensa nessas localidades, acompanhada por trovoadas e, em alguns casos, granizo. A população deve estar atenta aos avisos meteorológicos e evitar áreas de risco em caso de tempestades.Enquanto isso, na Metade Norte do estado, o recuo da frente quente em direção ao Sul faz com que a nebulosidade diminua, permitindo a presença do sol e a elevação das temperaturas. O calor deve predominar nessa região, com possibilidade de ventos mais intensos soprando do quadrante Norte em determinadas cidades.
No município de Erechim, por exemplo, o dia será de variação de nuvens, com céu nublado em vários momentos. As temperaturas devem oscilar entre 16 °C e 24 °C.A orientação é para que os gaúchos acompanhem as atualizações da previsão do tempo e adotem medidas preventivas diante do risco de eventos climáticos severos.